sexta-feira, 13 de maio de 2011

Envelhecer é uma doença?

Em fevereiro deste ano, estive no 69º meeting americano em New Orleans. Neste congresso, onde dermatologistas do mundo todo se reúnem, um dos focos principais foi a busca por tecnologias de uso tópico ou oral para procedimentos dermatológicos e estéticos que retardem o envelhecimento.

Os radicais livres são os vilões do momento, pois promovem processo inflamatório celular que leva a mutações genéticas, causando o envelhecimento. Então, um ponto chave para combater o envelhecimento é a luta contra os radicais livres através dos famosos antioxidantes.

Dentre os antioxidantes temos como os principais:
Resveratrol (antioxidante vinho tinto), vitamina C, vitamina E, complexo B, silício orgânico, ômega 3 e chá verde.

Lá também se falou muito também de retardar o envelhecimento através de dietas com baixas calorias. Olhem que interessante:

Estudos em macacos mostram que a redução de 30% das calorias depois que eles atingiram a meia idade desacelera o envelhecimento de uma forma geral. Ou seja, quando temos uma dieta calórica fora dos padrões considerados saudáveis aumentamos a produção de radicais livres, e diminuimos a quantidade de colágeno (proteína responsável pela elasticidade da pele e que, em sua ausência, começam a aparecer as rugas).

Então, apesar de não conseguirmos freiar o envelhecimento cronológico, podemos atuar de forma decisiva nos demais fatores causais. E a fórmula mágica parece ser filtro solar associado aos antioxidantes, além das dietas.

Viram como a dieta saudável é importante em todos os momentos da nossa vida? Vamos prevenir o envelhecimento!

Beijos
Mari

Um comentário: