terça-feira, 13 de setembro de 2011

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele

Olá,

A Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou no dia 10 de setembro, a 13ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que teve início com o "Tour de Prevenção" (Uma equipe de dermatologistas e um caminhão com consultório adaptado para atender a populaçao). Depois de Florianópolis, o caminhão esteve em Campinas neste final de semana e percorrerá 10 mil quilômetros de sul a norte do país até 26 de novembro, data oficial da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Esta entrou para o livro dos recordes no ano passado como maior evento de prevenção da doença no mundo.


O câncer de pele é o tumor de maior incidência entre os brasileiros, e em 90% dos casos está relacionado à exposição excessiva aos raios nocivos do sol e seus efeitos cumulativos. Outros fatores de risco que também devem ser observados são: o histórico familiar de câncer, pessoas de pele clara e/ou com grande quantidade de sardas ou pintas e as que fazem uso de medicamentos imunossupressores.

Podemos identificar os sintomas fazendo um auto exame na pele observando feridas sem causa aparente que não cicatrizam, pinta ou sinal de nascença que sofreu alteração no tamanho, cor e aspecto, acompanhado de coceira, dor ou sangramento.

E para se prevenir o ideal é evitar o sol entre 10h e 16h, usar SEMPRE o filtro solar com fator de proteção 15, no mínimo, e reaplicá-lo sempre que necessário. Também não podemos nos esquecer dos óculos de sol para proteger os olhos e pálpebras e dos protetores labiais.

E como já falei no post Proteção solar para crianças, o uso do protetor solar deve ser uma rotina em nossas vidas!

Fiquem atentos! O câncer de pele quando diagnosticado e tratado precocemente, tem cura! Procure seu dermatologista sempre que notar algo de errado com a sua pele!

Beijos,
Mari

Nenhum comentário:

Postar um comentário