Oi,
A queixa de unhas fracas é muito comum, principalmente entre as mulheres. A síndrome das unhas fracas (não se assustem com a palavra síndrome, que é um termo muito comum na medicina, e significa um conjunto de sinais e sintomas de uma doença), caracteriza-se por unhas quebradiças, com alterações na coloração, esfoliantes (onicosquisia), descoladas, etc. Na maioria das vezes não encontramos nenhum problema mais grave, porém em alguns casos devemos pesquisar algum déficit vitamínico, erro alimentar ou alguma doença associada, tais como anemia ou tireoidopatias. Isso é raro! Não precisam se preocupar.
Muitas vezes o hábito de fazer as unhas semanalmente ou lavar as mãos inúmeras vezes, pode acarretar na síndrome, e até mesmo alterações hormonais, como o período da menopausa. Enfim a dica mais importante que vou deixar é uma boa HIDRATAÇÃO das unhas!!! Podemos usar hidratantes com ureia ou lanolina (a lanolina é um produto muito usado nas fissuras de mamilos nas mamães que estão amamentando).
Essa hidratação faz toda a diferença! O ideal é fazer diariamente, e à noite, assim as mãos não ficam pegajosas... E para não esquecer de HIDRATAR deixar os produtos na cabeceira da cama facilita muito! Outra dica é hidratar as cutículas! Existem produtos com óleos hidratantes em forma de caneta, o que ajuda na aplicação. Aqui em Campinas encontrei as CANETAS HIDRATANTES na drogaria Iguatemi. Também existem bases fortalecedoras de unhas! E para casos mais resistentes temos um novo esmalte que é aplicado diariamente formando um filme hidrosolúvel nas unhas, só que não dá para usar esmalte colorido por cima! Este esmalte deve ser orientado pelo médico durante a consulta!
Dica: hidratem suas unhas! Os resultados são excelentes.
Exemplos de produtos com lanolina: matercare, lanisoh, manipulação.
Produtos com ureia: iso-urea creme, emoderm creme, ureadin, uremol creme. Estes produtos não necessitam de prescrição médica!
Bjos
Mari