segunda-feira, 25 de junho de 2012

Novidade em tratamento de gordura localizada

Olá,
Há alguns meses, já temos disponível no Brasil uma novidade para tratamento médico de gordura localizada corporal: a Criolipólise. Essa nova modalidade de tratamento foi muito discutida neste último congresso que participei em Brasília.


 Como funciona?

A Criolipólise é um tratamento que através de um aparelho chamado de criolipólise zeltiq promove o congelamento e posterior destruição das células de gordura (adipócitos), sem danificar a epideme. Assim, após dois meses do tratamento obtemos os resultados de redução da gordura na área tratada. Este não é um procedimento invasivo e nem é necessário o uso de anestesia ou substâncias injetáveis. As células destruídas são eliminadas naturalmente pelo próprio organismo.

Como o tratamento é realizado?

O mais importante é realizar uma seleção adequada da área a ser tratada, para que ocorra um acoplamento correto do aparelho na área de gordura. Por isso, devem ser tratadas pequenas áreas de gordura localizada de abdome, flancos (região lateral do abdome). A sessão dura 1 hora para cada área a ser tratada, é indolor e a pele deve ser protegida com uma manta. O congelamento então ocorre apenas nas células gordurosas, assim não ocorre nenhum dano na pele.
O tratamento não possui pós- operatório, sendo assim o paciente pode retornar as atividades normais no mesmo dia.

Quem se beneficia?

Pacientes que possuem gordura localizada (no abdome e na região lateral do abdome), mas que estejam com o peso ideal. Essas são as principais indicações, mas de acordo com a avaliação médica outras áreas poderão ser tratadas.

O tratamento já esta disponível em algumas clinicas do Brasil, e o custo é variável e por região tratada.

Na Europa e nos EUA o tratamento com a criolipólise vem sendo realizado há mais tempo, e com ótimos resultados. Porém, acredito que o mais importante é que a escolha por essa opção de tratamento seja feita com uma adequada avaliação e orientação médica.

Achei interessante explicar um pouco sobre mais essa opção de tratamento corporal, já que é um tema bem atual e presente na mídia.
Lembrar sempre que os tratamentos devem ser individualizados, sugeridos e acompanhados por uma equipe médica bem treinada!

Beijos,
Mari

6 comentários:

  1. oooooooopssssssssss.......interessante isso, hein Mari? bjos. Marta Junqueira

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta,
    É uma nova modalidade de tratamento, mas que já tem ótimos resultados! Depois te explico melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Me ofereceram um tratamento com o aparelho CRIOLIPÓLISE + CAVITAÇÃO + RADIOFREQUÊNCIA 3 tecnologias em uma só maquina. Gostaria de saber quais aparelhos existem para este tratamento e qual o melhor? Este que me ofereceram atingem os efeitos que você citou no artigo?
    Obrigada. Cionéia Delgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cionéia,

      Essa nova tecnologia de criolipólise ainda está muito recente no Brasil, assim nāo temos muitos dados comparativos entre as máquinas disponíveis. A minha orientaçāo é procurar por equipamentos que tenha registro na anvisa e sempre procurar clínicas com médicos capacitados e que tenham título de especialista na area dermatológica. Assim terá um bom respaldo médico e confiança. O primeiro aparelho que chegou por aqui chama coolsculpting. Os outros eu ainda estou conhecendo.
      Abs

      Excluir
  4. Oi, uma médica me alertou sobre a possibilidade de áreas necrosarem. Você acha que pode acontecer? Já ouviu algo a respeito? Essa pessoa que me falou é dona de uma clinica de estética (que não possue o aparelho). Não sei se ela falou porque a clinica concorrente tem e ela ficou com medo de eu trocar de clínica. O fato é que fiquei com medo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Existem alguns relatos de complicações com esse procedimento, portanto o melhor é você procurar um dermatologista que faça esse tratamento e que tenha título de especialista pela sociedade brasileira de dermatologia. Assim você terá um bom respaldo e maior confiança. E assim sucesso no tratamento.
      Abs

      Excluir