quarta-feira, 4 de julho de 2012

Olheiras... O que fazer???

Olá,

Por ser uma queixa muito frequente nos consultórios dermatológicos, achei interessante falar um pouco sobre algumas opçōes de tratamentos das olheiras, domiciliares e de consultório médico:




1. O uso de cremes clareadores apropriados para a região fina e delicada das pálpebras é um dos métodos mais indicados. Existem várias opçōes manipuladas ( muito interessantes!) e industrializadas. A dica é que o creme não irrite ainda mais a região, e que o paciente faça uso diário, pois os resultados são a longo prazo mesmo. Então paciência e disciplina! 
Algumas opçōes abaixo, mas que sempre recomendo avaliar com seu médico antes:
Clarité olhos roll on, Dermage
Eluage contorno dos olhos, Avène
Skinceuticals Aox Eye  Gel

2. Bom corretivo é fundamental, principalmente para as mulheres. Escolher a cor apropriada também faz a diferença.
Algumas opções:
Mineralize Concealer MAC
Concealer Time Balm (encontra sephora)
Corretivo Cle de Peau

3. Luz pulsada - este é um tratamento realizado no consultório, pelo médico especialista. A luz tem afinidade pelos pigmentos e vasos desta região, o que ameniza a coloração escura da região tratada. São necessárias em média de 4 a 6 sessões, e logo após o tratamento a região fica mais escura ou avermelhada, e gradualmente vai clareando. Nesse período, é necessário usar cicatrizantes apropriados, e está liberado o uso do corretivo. Cuidados: procedimento que deve ser realizado por médico e com acompanhamento, pois os tratamentos que envolvem luz ou laser precisam ser regulados adequadamente pelo risco de queimaduras.

4. Peeling químicos - esta opção pode estar ou não associada a luz pulsada, e também são necessárias algumas sessōes. Um dos componentes utilizados no peeling é o ácido tioglicólico, excelente para diminuir a coloração marrom arroxeada, relacionada aos vasinhos de sangue. O local tratado pode ficar um pouco avermelhado após as sessōes.

5. Laser FRAXEL - mais uma opção de tratamento médico, que ajuda na coloração escura e de bônus melhora muito o tônus e as rugas da região. Excelente opção para quem tem olheiras e já está com rugas!

6. Preenchimento de olheiras - é um tratamento um pouco mais invasivo e que deve ser realizado por médicos habilitados. A região da pálpebra inferior pode ser preenchida com um produto chamado ácido hialurônico - produto biocompatível e que dura até um ano. O método requer uso de agulha ou cânulas apropriadas, pouco doloroso, rápido. Porém é indicado principalmente para as pessoas que apresentam o canto interno dos olhos fundos, com olheiras e sem bolsas. Assim o resultado é bem satisfatório e natural. O médico poderá avaliar no exame se o tipo de olheira é adequado para o preenchimento.

7. Boa e velha receita caseira de compressas com chá de camomila funciona! Rolos de gelos também ajudam muito, assim como uma boa noite de sono e uma alimentação adequada, sem fumo e bebidas alcoolicas. O hipoglos ajuda sim, pois tem vitaminas na fórmula e é muito hidratante (falei aqui)

O conjunto dos tratamentos após uma avaliação médica é o segredo do sucesso! Ainda assim muitos casos são resistentes, uma vez que algumas olheiras tem carater genético, ou estão relacionadas a doenças respiratórias e alérgicas de difícil controle. Nesses casos o corretivo não deixa na mão!

Beijos,
Mari





4 comentários:

  1. Adorei o post! Na próxima consulta esse será um item que, com certeza, vou querer conversar a respeito! Bjão e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Essas informações do preenchimento de olheiras me esclareceram muito, obrigada!!

    ResponderExcluir